Resenha: A Seleção, de Kiera Cass – Por Paula Ramos

Por Paula Ramos

Sinopse:

Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma – e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Caro leitor, digo para você que peguei este livro para ler por pensar que iria ser um conto de fadas realmente, de uma menina que busca, como muitas, a vida de estar com um príncipe, viver em um castelo. Mas é totalmente diferente esta história.

A Seleção é uma distopia, escrita por Kiera Cass e foi lançado em 24 de abril de 2012, nos Estados Unidos.

América Singer vive em uma sociedade dividida por castas, onde a casta 1 é a mais poderosa e composta pelo rei, rainha e seus herdeiros. Nossa protagonista vive na casta 5, onde são todos destinados a exibirem seu talento musical, tanto com instrumentos quanto com a voz.

A nação vive desde os primórdios com reinados tiranos e tenta disfarçar cada vez que um herdeiro atinge a maior idade, fazendo um concurso entre 35 lindas jovens.

América, com seus 16 anos de idade, tem um namorado chamado Aspen, ele pertence a casta 6 e, assim como todas as famílias, a mãe de América quer que sua filha suba de casta, por isso, o amor de Meri por Aspen é impossível e o namoro deles é escondido.

Este amor que os dois sentem um pelo outro é atingido, quando o rei declara que seu filho, o herdeiro Maxon, atingirá a idade de se casar e que 35 moças serão escolhidas para concorreram por um amor e pela coroa. Sendo assim, a mãe de América lhe pede para se inscrever, sabendo que, se ela conseguir conquistar o príncipe, a sua casta irá subir muito mais do que ela poderia imalginar. Com muita relutância, Meri acaba sedendo ao pedido da mãe, na esperança de não ser escolhida e viver com Aspen a vida toda.

Ao anunciar as candidatas, Meri fica surpresa ao ver que foi uma das 35 escolhidas para passar uma temporada no castelo, ela se nega a ir, mas Aspen a convence quando diz que gosta de outra pessoa com o intuito de fazê-la ir e, quem sabe, melhorar de vida. Tudo mudará a partir disso, tanto na vida de Meri quanto de Aspen e também do herdeiro Maxon.

Se pedisse para eu escolher o melhor livro de todos, eu diria que é A Seleção. Nossa protagonista é tão diferente do que se espera em uma princesa. Digamos que ela é uma princesa nada convencional e mostra que há uma discutível perfeição a respeito da vida desses personagens que alguns desejam ser. O outro fator que me encanta é a coragem de Meri, já que ela enfrenta até aqueles que são “superiores” ou aqueles que ela ama quando está diante do que acredita ser justo, prática inclusa para quem tem caráter.

E o que me emociona é que tanto Maxon quanto Aspen são pessoas dignas para disputar o amor de Meri e até o final do livro, o leitor fica sem saber quem ela irá escolher.

snowvillage-thrones-2017-2018-whitewalker-00001A Seleção – Kiera Cass
Editora: Seguinte
Lançamento: 2012
Páginas: 368

Nota: 5/5     5 estrelas

Preço mínimo: R$ 15,90 (Submarino)

 

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s