Resenha: Jogos Vorazes, de Suzanne Collins – Por Thati Barcelos

Por Thati Barcelos

Sinopse:

Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os ‘Jogos Vorazes’, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos ‘Jogos Vorazes’?

Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia que contém o mesmo nome, é caracterizado como distopia, ou seja, em seu enredo apresenta marcações de um futuro em que a realidade é marcada por opressões e um governo ditador, que é a proposta apresentada pela autora Suzanne Collins.

A história ocorre onde seria a América do Norte na atualidade, ainda não foi apresentado por qual razão a sociedade moderna havia sido destruída, levando a construção de Panem na América do Norte, também não foi apresentado se há ou não outras civilizações ao redor do mundo após a grande catástrofe desconhecida, que modificou drasticamente o mundo.

Panem é dividido em 13 distritos e a capital, sendo cada um especializado em algo, como pesca, mineração e etc., mas de acordo com as leis, eles não podem interagir entre si. Há 74 anos do início do enredo, o distrito 13 iniciou uma revolução contra o governo ditatorial, sendo sua sede a Capital. Mas não obteve sucesso e foi destruído, dessa maneira a Capital resolveu criar os Jogos Vorazes, para lembrar a todos de Panem da revolta sem êxito do distrito que agora não existia mais. A forma em que Panem se estrutura e a junção dos jogos vorazes, é possível fazer uma comparação ao império Romano e as províncias romanas que cercavam a cidade de Roma, também muitos nomes apresentados, são de origem romana.

Para participar dos jogos vorazes, seria sorteado um menino e uma menina de cada distrito, resultando em 24 participantes, que iriam para a morte certa, na qual tem o nome de Colheita, nas urnas cada jovem de 12 a 18 anos, tinha o seu nome, que poderia ser aumentado através de trocas com a Capital por comida. Também era possível se voluntariar para participar dos Jogos, que era um verdadeiro reality Show para os moradores da Capital, sendo transmitido através da televisão, algo que pode ser comparado as lutas de gladiadores em que somente um iria sobreviver.

Os residentes dos distritos 1, 2 e 4, eram conhecidos por carreiristas, ou seja, se preparavam desde pequenos para ir para os jogos e vencer para receber todas honras, riquezas e fama que era prometido, muitas vezes eles se voluntariavam para participar.

A personagem principal é Katniss, que mora no distrito 12, em que a especialidade é a mineração. Katniss perdeu seu pai, ainda pequena, aos 11 anos, após uma explosão na mina em que ele trabalhava, sua mãe acabou entrando em uma depressão profunda e ela teve que arrumar uma forma de sustentar sua mãe, sua irmã mais nova Prim e a ela mesma, então de maneira ilegal ela passa a caçar na floresta, parte dos alimentos que ela conseguia era levado para casa e a outra parte era vendido.

Mas no ano apresentado no livro, seria a primeira vez que sua irmã mais nova de 12 anos iria participar da Colheita primeira vez, e o nome de Primrose Everdeen, dentre muito nomes, foi sorteado, levando Katniss em pânico a se voluntariar no lugar da irmã, ao banho de sangue que era os Jogos Vorazes.

O livro contém uma leitura fácil e muito envolvente, muito bem explicado e organizado os fatos, nada passa despercebido pelo leitor. É possível, através da narração dos fatos que ocorrem na arena, narrados por Katniss, sentir como se estivesse ao lado de Katniss e Peeta, os dois tributos do distrito 12, que passam por muito sofrimento, sangue, mas ainda é possível encaixar um pequeno romance, que ainda não é desenvolvido. E também consegue se observar, gradativamente a evolução das personagens.

Katniss usa um broche de um tordo, que é o cruzamento de um Gaio Tagarela, que foi criado pela capital, mas foi utilizado durante a revolução para transmitir as vozes dos rebeldes e a capital ter acesso aos planos dos adversários, no final da revolução do distrito 13, esses pássaros foram soltos e ao ter o cruzamento com outros pássaros, passaram a existir os tordos, que conseguiam repetir músicas que lhe eram cantadas, a partir do assobio. E esse pássaro, passou a ser o símbolo de Katniss e também um símbolo de toda Panem.

A narração é de Katniss, ou seja, o sofrimento dela, os sentimentos dela, são extremamente transmitidos para quem está apreciando, e claro, também dessa forma, pode se perceber uma crítica aos governos ditatoriais que existiram, existem ou um dia irão existir. As brutalidades são mostradas do lado que mais sofre, ou seja, as injustiças que um governo injusto possa fazer, chega de uma maneira diferente e até “mais leve” a população jovem que se encanta com o livro, mostra-se também o quão injusto pode ser um governo e que cada pessoa deve lutar para melhorar aquilo que não está certo.

12xp-catperson-master768-v2Jogos Vorazes – Suzanne Collins
Editora: Rocco
Lançamento: 2008
Páginas: 400

 

Nota: 5/5   5 estrelas

Preço mínimo: R$ 24,20 (Livraria Cultura)

 

Foto: Fephs Lims

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s