Resenha: O Homem do Castelo Alto, Philip K. Dick – Por Vitt Cardoso

Por Vitt Cardoso

Sinopse: 

Época – início de década de 1960. Negros são escravos. Judeus – os poucos que ainda existem – se escondem sob identidades falsas para não serem completamente exterminados. A África é um continente morto. Os Estados Unidos praticamente não existem mais. O mundo vive sob o domínio da Alemanha e do Japão. Que ninguém se espante com esse panorama – afinal, os nazistas ganharam a Segunda Guerra Mundial. Em ‘O homem do castelo alto’, Dick oferece uma visão assustadora da história e levanta a grande questão; ‘O que é a realidade, afinal?’

E se a Alemanha nazista tivesse vencido a segunda guerra mundial?

O Homem do Castelo Alto é uma distopia, criada por Philip K. Dick e a data de seu lançamento ocorreu em 1 de janeiro de 1962.

Em um mundo governado pelos alemães e japoneses, mortes, terror e até mesmo a volta da escravização dos negros iria ocorreriam sem nenhum controle. Estes dois países não iam ser impedidos de forma nenhuma. Tudo isso é assustador, mas é o enredo construído pelo autor em O Homem dos Castelo Alto.

Esse livro é o tipo de obra que você tem que fica atento a cada detalhe, pois a historia conta a rotina de vários personagens que só tem duas coisas em comum: o uso do I CHING, um oráculo chinês que serve como conselheiro para auxiliar na hora de tomar decisões. Além disso, é proibida a leitura do livro de ficção ‘O gafanhoto’, que é considerado pesado, já que fala de um mundo onde Hitler perde a segunda guerra. Entretanto, isso nos deixa confusos e nos faz chegar a grande pergunta do livro: O que é realidade afinal?

Tenho que reconhecer novamente que esse livro não é fácil de ler, porém, quando terminei, fiquei imaginando várias realidades alternativas como por exemplo: se o Brasil não fosse encontrado pelos portugueses e como seria se isso acontecesse.

12xp-catperson-master768-v2O Homem do Castelo Alto – Philip K. Dick
Editora: Aleph
Lançamento: 2006
Páginas: 304

 

Nota: 4/5  4 lestrelas

Preço mínimo: R$ 27,90 (Livraria Cultura)

 

Foto: Divulgação

2 comentários em “Resenha: O Homem do Castelo Alto, Philip K. Dick – Por Vitt Cardoso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s