Resenha: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol – Por Fephs Lima

Por Fephs Lima

Sinopse: 

Quando decidiu seguir um coelho que estava muito atrasado, Alice caiu em um enorme buraco. Só mais tarde descobriu que aquele era o caminho para o País das Maravilhas, um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas, como o Gato, o Chapeleiro e a Rainha de Copas – e lhe apresentam enigmas.

Quem não conhece a obra Alice no País das Maravilhas? Seja por filme, livros, contos, ou por simplesmente ouvir falar, todos sabem do que se trata.

A jovem Alice, curiosa e sempre questionando tudo o que via e pensava, decidiu ir atrás de um coelho, que estava preocupado demais  em chegar na horário, seja lá onde fosse. E assim, começou a sua aventura por um universo curioso e fora do que chamaríamos de ‘normal’.

Sim, você é louco, louquinho. Mas vou lhe contar um segredo: as melhores pessoas são assim!

Neste novo ambiente, Alice conhece muitos personagens e, principalmente, animais que falam. Notamos que Alice, por mais que estranhe as coisas que acontecem, ela se adapta bem e deixa a sua curiosidade tomar conta e a levar para outras questões que, para nós, talvez não sejam tão importantes assim. Enquanto nós pudéssemos perguntar ‘Onde estamos?’, ‘Como faço para sair daqui?’, ou ‘Quem são vocês?’, Alice acha outras perguntas como ‘Por quê seu gato sorri?’.

Dizem que o tempo resolve tudo. A questão é: Quanto tempo?

Por mais que se trate de um livro curto e que todos possamos ter facilidade de ler por facilmente imaginarmos os personagens, senti que a leitura não foi tão fluida, as vezes, até maçante. Não sei se foi algo pessoal meu, se foi algum tipo de ressaca ou algo do tipo. Mas um livro de 57 páginas no PDF me pareceram infinitos. A sua linguagem é fácil apesar de tudo, com muitos diálogos trabalhados como texto corrido, o que acaba exigindo um pouco mais de atenção em quem está falando o quê.

Você não deve viver a vida como outras pessoas esperam que você viva; tem que ser sua escolha, pois quando estiver lutando, você estará sozinho…

Entretanto, o livro conta com algumas de suas pequenas filosofias que por mais que sejam sutis, nos atingem e nos fazem parar a leitura para meditar. Como a filosofia de pessoas loucas, de para onde queremos ir e, principalmente, do tempo.

Em suma, é uma obra que vale a pena se esforçar a ler, mesmo que já conheçamos o básico das aventuras de Alice.

51E9GHXUc+LAlice no País das Maravilhas – Lewis Carrol
Editora: Diversas
Lançamento: 1865
Páginas: 172 (L&PM EDITORES)

Nota: 3/5   Clipboard03

Preço mínimo: R$ 17,00 (Livraria Cultura)

 

Foto: Divulgação

 

2 comentários em “Resenha: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol – Por Fephs Lima

  1. A grande sacada de Lewis Carroll foi ter escrito uma história à frente de seu tempo, realmente voltada para crianças. Na época, crianças eram tratadas e até retratadas como verdadeiros mini adultos. Basta ver as pinturas daqueles tempos. Carroll criou histórias (não apenas Alice) que desafiavam essa visão egocêntrica do mundo adulto, a lógica (por isso o nonsense ser sua grande marca), é o conservadorismo vitoriano. Cada personagem de Alice reflete uma crítica aos rígidos padrões época, e Carroll conseguiu executá-las sem ofender a ninguém. Na verdade, mesmo à época, o livro foi aclamado por todos.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Devo dizer que não só foi com você a dificuldade da leitura. Eu li em um livro físico e demorei 3 dias para conseguir ler esse livro, e as vezes quase me forçando a ler mesmo. Vale a pena ler, mas a escrita de Caroll para mim também foi muito densa.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s