Taxista transforma automóvel em ‘biblioteca móvel’

Imagina entrar em um táxi que não é só um táxi, mas uma nave que te transporta para diversos mundos? É assim que todo passageiro se sente no “bibliotáxi“. Isso mesmo! Leitor ávido, o motorista Carlos Careca viu na paixão pelos livros uma oportunidade de melhorar os negócios e conquistar passageiros. Assim, ele abriu o porta-malas do carro e a imaginação para oferecer muita literatura e entretenimento aos clientes.

Com 57 anos, trabalhando a 15 como taxista, Carlos viu nos livros uma chance de ampliar e fidelizar a clientela em meio a concorrência.

“A gente tem que descobrir as melhores alternativas. Acredito muito no valor da cultura. Então, busquei esse nicho. Uma vez recebi livros de um amigo e levei pra ler. Uma vez, o passageiro perguntou se eu tava livre, se não ia atrapalhar a minha leitura. Ele nunca tinha visto um taxista lendo nem jornal. Depois, perguntou se podia ficar com um dos livros”, relembrou Carlos, que deixou o livro com o cliente.

Tem livro para todos os gostos: dos romances policiais de Agatha Christie às histórias infantis de Monteiro Lobato. A biblioteca no porta-malas do carro começou modesta, com apenas cinco exemplares. Atualmente, são 70. Ele, que também colabora no abastecimento das geladeiras da cultura e as casinhas de livros espalhadas pela cidade, revela que muitos clientes contribuem para manter o bibliotáxi com novos títulos.

“Semana passada conheci um cidadão que ficou tão entusiasmado que me chamou pra entrar na casa dele e tinha uma parede enorme cheia de livros. Aí, ele disse: Escolha dez livros para você. A corrida foi R$ 50 e ainda me deu 10 livros. A coisa dá certo”, contou o motorista.

A clientela, claro, melhorou. Além de distribuir livros entre os passageiros, Carlos também faz brinquedos dentro do carro. A criançada aproveita, e os pais agradecem. No conhecido “táxi da alegria”, o combustível é a literatura e o bom humor e muitas, muitas histórias.

“Eu aviso sobre os livros, o passageiro escolhe e leva pra ela. Ele devolve? 95% não. Mas a ideia das bibliotecas não é emprestar o livro? Fazer essa informação circular de mão em mão? Então… E recebo mais de outras pessoas. Estou sempre renovando os títulos. Tenho três caixas de doação em casa”, disse o taxista, que também aproveita os intervalos entre as corridas para ler.

Carlos e seu bibliotáxi circulam pela Praia de Iracema. Para se distrair um pouco da rotina, ele aproveita para ler. Prefere ficção e contos. O último foi “Meu Nome Não é Johnny”, de Guilherme Fiúza. Além disso, ele também surfa e é triatleta.

“Eu trabalho com a palavra. Então, procuro tirar dúvidas, mantendo bom diálogo. Não dou mole pro azar. O que vale é a vontade de viver. Eu tô me preparando para ser eternamente jovem. Porque eu consigo viajar sem sair do lugar. Já fui pra Indonésia, Monte Everest, eu sentia frio, medo a cada página que eu lia”, relatou lembrando sensações durante a leitura de No Ar Rarefeito, de Jon Krakauer.

Carlos carrega vários mundos no porta-malas do táxi dele. Ali, as possibilidades são infinitas. Fazer a imaginação dos passageiros fluir oferecendo um livro de presente é o jeito de mostrar compromisso com a qualidade no atendimento. Se a viagem vai ser boa? Sem dúvidas. Mas para saber como ela começa e como termina, você precisa entrar no bibliotáxi para saber.

Fonte: Tribuna do Ceará
Foto: Acervo Pessoal/Tribuna do Ceará

 

3 comentários em “Taxista transforma automóvel em ‘biblioteca móvel’

  1. Isso querido leitor! Os livros só possibilitam viajarmos para um infinito universo de possibilidades. Os livros são nossos amigos sempre presente. Desde que: cultivemos o hábito de ler e busquemos leituras que sejam aprazíveis e atraentes ao nosso bem querer. Fortalece, enriquece e nos impulsiona para escrever também… Abraços. Miriam Carmignan, Bolg Buscando o Sol

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s