Resenha: Jogos Vorazes, de Suzanne Collins – Por Jaque Bertão

Por Jaque Bertão

Sinopse:

Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os ‘Jogos Vorazes’, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos ‘Jogos Vorazes’?

Jogos Vorazes é uma história que se passa num futuro, onde a América do Norte não existe mais, e em seu lugar tem uma nova nação chamada Panem, controlada pela capital e por um governo cruel e controlador. Essa nova nação é composta por 13 distritos mais a capital.

Após a destruição do Distrito 13 e a vitória da capital, foi feito um acordo muito cruel: os Jogos Vorazes. O novo pacto consiste num sorteio, chamado colheita, de uma moça e um rapaz de cada distrito para ser um tributo nesses jogos. Esses tributos tem que lutar e matar até restar um vitorioso. Isso acontece para que os distritos nunca esqueçam que perderam a rebelião. Esses jogos existem para que as pessoas fúteis da capital possam se divertir e mostrar aos distritos quem manda em tudo. Mas a capital depende do que cada distrito produz.

É no distrito 12 que mora a nossa protagonista, uma garota de 16 anos, que aos 11 anos quando o pai morreu, assumiu para si a tarefa de cuidar da irmã mais nova e da mãe que não soube lidar muito bem com a morte do marido. Ela aprendeu a caçar na floresta, uma coisa totalmente proibida, e vende essa caça aos comerciantes do distrito para poder comprar alimentos para ela e sua família. Só que nesse ano conta com uma preocupação a mais: a sua irmãzinha vai entrar pela primeira vez na colheita.

Então o pior acontece e sua irmã é sorteada. Ela não aceita isso, então se voluntaria para ir no lugar da irmã, sendo a primeira voluntária do seu distrito.

Eu gosto muito dessa história, é muito bem desenvolvida, a gente se envolve nesse mundo cheio de miséria humana, fica tão envolvida por todo esse sentimentos, principalmente o rancor. Eu, se vivesse num mundo assim, nunca teria filhos, nunca daria combustível pra alimentar essa “diversão”, ver uma pessoa que eu amo ser massacrado ou massacrar outra pessoa.

A nossa protagonista se saiu muito bem, claro ela teve que matar para poder sobreviver, mas no meio dessa loucura todas, ela soube cuidar de quem ela gostava e ser esperta para sobreviver. Contudo, isso ainda vai render muitos problemas no futuro.

12xp-catperson-master768-v2Jogos Vorazes – Suzanne Collins
Editora: Rocco
Lançamento: 2008
Páginas: 400

Nota: 5/5   5 estrelas

Preço mínimo: R$ 24,20 (Livraria Cultura)

Foto: Fephs Lima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s