Resenha: O Alquimista, de Paulo Coelho – Por Vitória Abdalla

Por Vitória Abdalla

Sinopse:

O alquimista é a mágica história de Santiago, um menino pastor andaluz que anseia por viajar em busca do tesouro mais magnífico do mundo. De sua casa na Espanha ele parte para os mercados do Tânger e através do deserto egípcio para um encontro do destino com o alquimista. A história dos tesouros que Santiago encontra ao longo de sua jornada nos ensina, como poucas histórias fizeram, sobre a sabedoria de escutarmos nossos corações, aprendendo a ler os sinais que aparecem ao longo do caminho de nossas vidas e, acima de tudo, a seguir nossos sonhos.

O Alquimista conta a história de Santiago, um homem que morava na Espanha e largou tudo o que tinha e virou um pastor de ovelhas para que pudesse viajar pelo mundo.

Tudo ocorria naturalmente até que ele começou a se sentir perturbado com seus sonhos. Sonhava todas as noites a mesma coisa e seus sonhos sempre se interrompiam na mesma parte. Após conversar com uma cigana que encontrou enquanto andava por aí, resolveu que iria até o Egito para que encontrasse um tesouro que estava sempre presente em seus sonhos.

“- Por isso lhe falei que seu sonho era difícil. As coisas simples são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las. Já que não sou sábia, tenho que conhecer outras artes, como a leitura de mãos.”

Durante toda essa trajetória, ele passa por muitas coisas e conhece muitas pessoas. Dentre elas, o amor de sua vida, um Alquimista e um Inglês.

Esse livro me encantou do início ao fim, pois é um livro genial. Cada acontecimento é de suma importância para moldar a personalidade de Santiago no decorrer da trama. Os personagens são bem construídos e de características bem marcantes. Nota-se claramente o amadurecimento do protagonista durante sua jornada da Espanha ao Egito.

IMG-20180909-WA0043

Esse livro contém uma narrativa bastante interessante e é como se fosse um diário para a vida, pois nele se encontra muitas frases de esperança, de força e de amor que nos fazem questionar a respeito da nossa vida e a maneira como vivemos ela. É impossível terminar essa leitura sem se identificar com alguma de suas inúmeras frases incríveis e motivacionais.

Um dos valores que levarei desse livro é o fato da importância de seguirmos nossos sonhos e acreditarmos nele, pois eles nos movem e nos fazem viver a vida de maneira singular. Devemos, também, estar sempre atentos ao nosso coração e aos sinais que ele nos mostra.

“Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo.”

As folhas são amarelas e o espaçamento é super adequado, o que faz da leitura mais agradável. O único ponto que me desanimou foi o fato de tudo ser muito detalhado. Para algumas pessoas, isso é ótimo para a imaginação, porém em muitos momentos eu teria entendido perfeitamente se tivesse ido direto ao ponto.

“Onde estiver seu tesouro, ali estará também o seu coração.”

Lembrando que isso não faz do livro um livro ruim, pois toda a sua genialidade faz isso ser algo banal e indiferente.

Foi o primeiro livro do Paulo Coelho que li e minha primeira impressão foi incrível. Eu amei o livro e sua história.

download (1)O Alquimista – Paulo Coelho
Editora: Sextante
Lançamento: 1988
Páginas: 176

Nota: 5/5
⭐⭐⭐⭐⭐

Preço mínimo: R$ 23,90 (Americana)

 

Foto/Capa: Vitória Abdalla
Foto/Meio do Texto: Vitória Abdalla
Foto/Final: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s