Resenha: Quincas Borba, de Machado de Assis – Por Nathaly Oaska

Por Nathaly Oaska

Sinopse: 

Quincas Borba trata da vida de Rubião, amigo e enfermeiro particular do filósofo Quincas Borba – personagem descrito em obra anterior de Machado, Memórias póstumas de Brás Cubas -, de quem herda toda a fortuna. Ao trocar a vida provinciana pelo bulício da corte, Rubião leva consigo o cão, também chamado de Quincas Borba, que pertencera ao filósofo e do qual deveria cuidar a fim de preservar o direito à herança. No trem que o conduz ao Rio de Janeiro, Rubião conhece o casal Sofia e Cristiano Palha, que logo percebem que o companheiro de viagem é um novo-rico ingênuo e ludibriável. Seduzido pela amabilidade do casal e, sobretudo, pela beleza de Sofia, Rubião passa a frequentar a casa deles, confiando cegamente nos novos amigos.

Em memória de Machado de Assis.

No próximo dia 29 de setembro faz 110 anos de morte. Um dos maiores autores brasileiros, que com toda certeza nunca vai ser esquecido.

Machado de Assis foi um autor de muitos lados, desde o mais romântico, até o mais realista, como na obra que  falaremos agora.

Quincas Borba é um livro a parte, mas continuação de Memórias Póstumas de Brás Cubas. No entanto, se você não o leu e quer ler Quincas Borba, não fiquei chateado, você consegue entender a história mesmo assim.

Ele acompanha a vida adulta de Rubião, enfermeiro e amigo de Quincas, que, quando morre, deixa uma fortuna e um cachorro a ele. Quando Rubião se muda para o Rio de Janeiro, começa a apresentar delírios, achando, por exemplo, que era Napoleão III. O poder e o dinheiro subiu a sua cabeça.

Eu gosto da escrita de Machado de Assim e, por isso, amei esse livro. Fiquei com vontade de ler mais livros dele. A história passa sempre uma ideia no final e neste livro percebi nas suas entrelinhas que você precisa sempre ter claramente na cabeça quem é e o que faz, pois pode acabar ficando maluco.

Antes pobre e hígido, agora rico e louco. Uns ganham. Outros perdem. Livro rico de detalhes.

PS: use um dicionário para entender algumas coisas.

fe8414ab-4985-41f8-b6c2-c21e9ecd1e2eQuincas Borba – Machado de Assis
Editora: Diversas
Lançamento: 1891
Páginas: 256 (Nova Fronteira)

Nota: 4/5
⭐⭐⭐⭐

Preço mínimo: R$ 6,99 (Submarino)

 

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s