Resenha: Til, de José de Alencar – Por Nathaly Oaska

Por Nathaly Oaska

Sinopse:

Berta é uma moça humilde que mora perto da Fazenda das Palmas. Ela ajuda a todos que estão à sua volta e cria um laço forte de amizade com Miguel, Linda e Afonso. Mas a história do seu nascimento esconde mistérios que envolvem muitas pessoas, dentre elas o temível Jão Fera, um capanga da região. Acompanhe esta narrativa e mergulhe no mundo dos clássicos da literatura.

No livro Til, vemos a história de Berta, que mora em uma cidade pequena, junto a Nhá Tudinha, que a adotou, e seu filho, Miguel, que ama a protagonista. São considerados irmãos de criação. Cotidianamente os dois vão brincar com os amigos Linda e Afonso, porém os pais dos dois não querem que se relacionem com a classe mais baixa de lá.

O livro se divide em duas partes, na primeira a narrativa e na segunda flashbacks, que desvendam os mistérios do passado.

A história toda gira em torno de Berta, Inha, ou Til, como preferir a chamar.

Berta, é delicada, carinhosa e cheia de solidariedade, sempre tentando ajudar todos a sua volta, e tentando descobrir sua origem.

Está se perguntando porque o nome do livro é Til? Simples entender. Berta tenta ensinar algo a Brás, sobrinho do Luis Galvão, rico e pai dos gêmeos Linda e Afonso, que tem distúrbios e é emocionalmente instável, e apenas ela consegue fazer ele a ouvir. E aos poucos o ensina os sons do alfabeto, e aí vem o Til. O Til é o único acento que desperta nele um sentimento bom. Berta percebendo que ele adorou o acento, teve uma “inspiração” e pediu para que ele a chamasse assim.

Confesso que no começo do livro fiquei com medo de ser um livro clássico chato como a maioria deles são, mas me surpreendi, pois o livro é envolvente. Só no começo é difícil deslanchar a leitura.

Foi o meu primeiro livro lido de José de Alencar, e eu, particularmente, amei a escrita dele, mesmo que seja meio complicada em alguns momentos de entender. É preciso ler com atenção.

Indico muito para quem gosta de clássicos nacionais, pois esse apresenta um típico romance regionalista.

fe8414ab-4985-41f8-b6c2-c21e9ecd1e2eTil – José de Alencar
Editora: Diversas
Lançamento: 1872
Páginas: 222 (Martin Claret)

Nota: 4/5
⭐⭐⭐⭐

Preço mínimo: R$ 4,90 (Livraria Cultura)

 

Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s