Resenha: O Prímo Basílio, de Eça de Queiroz – Por Caroline Oliveira

Por Caroline Oliveira

Sinopse:

Luísa e Jorge formam o típico casal da burguesia lisboeta. Jorge, funcionário público, viaja a trabalho para o interior de Portugal. A monotonia da vida de casada torna-se insuportável para Luísa e ela se envolve com o primo, Basílio, seu primeiro amor, recém-chegado de Paris. Instaurado o triângulo amoroso, surge Juliana, a invejosa e vingativa criada, que, encontrando cartas de Luísa dirigidas a Basílio, passa a chantagear a patroa, ameaçando entregar as provas da traição a Jorge.

Escrito por Eça de Queiroz, o livro é um romance que, apesar de nomeado como “O Primo Basílio”, tem como protagonista Luísa. Ela é casada com Jorge, um engenheiro bem-sucedido e tem uma vida estável, mas tal estabilidade acaba por cair na rotina.

Luísa é uma leitora assídua de romance e sente sua vida entediante (crítica que o livro nos traz em como às vezes projetamos nossas vidas no que estamos lendo), ela sente uma ânsia em algo novo, por uma aventura que a tire desse estado de mesmice.

Quando Jorge viaja e seu primo Basílio vem visitá-la, os eventos entram em perfeita sintonia para que ocorra a tão sonhada aventura.

Como Luísa e Basílio já tiveram um romance no passado, não é tão difícil que as oportunidades para um possível adultério ocorra. Luísa se imagina em um de seus livros, como em um romance impossível que acaba por resultar em traição.

Com a traição, vem novos problemas, como a hipótese de uma separação que iria ser um choque para a sociedade e a dúvida se aquele relacionamento era apenas uma aventura ou pendia a um relacionamento sério.

Os livros de Eça de Queiroz sempre nos trazem críticas sociais e nesse não seria diferente. Mesmo com a obra contando com personagens de diferentes gêneros e classes sociais, todos possuem desvios de conduta.

Ele nos mostra que tais atitudes independem de fatores financeiros e/ou do gênero. A história é muito bem estruturada, com momentos que me deixaram ansiosa. Só esperava um final um tanto mais dramático, algo que me surpreendesse. Mesmo assim, recomendo a leitura, para iniciar e terminar em um final de semana.

O Primo Basílio – Eça de Queiroz
Editora: Diversas
Lançamento: 1878
Páginas: 352 (Atica Editora)

Nota: 4/5
⭐⭐⭐⭐

Preço mínimo: R$ 19,70 (Amazon)

 

Foto:  Divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s