Resenha: Macunaíma, de Mário de Andrade – por Caroline Oliveira

Por Caroline Oliveira

Sinopse:

Macunaíma é um dos romances mais importantes do modernismo brasileiro e defende uma valorização da cultura nacional. Mário de Andrade utiliza, nesta obra, provérbios do povo brasileiro e faz uma crítica à língua culta tão valorizada no Brasil ao aproximar a língua escrita do modo de falar.

Macunaíma é um livro escrito por Mário de Andrade, que mescla características de lendas, como a do muiraquitã (que ouço muito no interior, considerado amuleto que traz sorte apenas se ganhar de presente).

Macunaíma traz o típico retrato do povo brasileiro, fisicamente como fruto de uma mistura de negros, indígenas, europeus e, apesar da inocência, de ser malandro, egoísta e até vingativo (essa é a maior crítica que mais me chama atenção durante a leitura, o esteriótipo do brasileiro). Por meio de um livro tão conhecido e pouco valorizado, podemos inclusive avaliar as nossas atitudes, o famoso “jeitinho brasileiro”.

A obra também nos traz outras críticas como a violência contra a mulher (tanto quando Macunaíma estupra sua “amada”, quanto quando seu irmão espanca suas mulheres) e cor da pele, destacando a ideia da pele branca simbolizar pureza, de uma alma lavada.

Mário de Andrade conseguiu demonstrar as principais características do Brasil, sejam elas boas ou não e ler essa obra é um desafio, pois nela tem muitas verdades sobre a nossa realidade que preferimos não admitir.

Recomendo a leitura para quem tem a mente aberta, ela irá nos mostrar uma nova visão do nosso Brasil.

Foto 1 - Livro - Macunaíma: O Herói Sem Nenhum Caráter

Macunaíma – Mário de Andrade
Editora: Diversas
Lançamento: 1928
Paginas: 280 (Editora Vozes)

Nota: 4/5
⭐⭐⭐⭐

Preço mínimo: R$ 17,18 (Submarino)

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s