Câmara Rio-Grandense do Livro registra aumento de 9% nas vendas em relação ao ano passado

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) divulgou na manhã desta segunda-feira o balanço final de público e de vendas da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Foi registrado um aumento nas vendas de 9% em relação a 2017. No total, foram vendidos 237.710 mil exemplares contra 218.643 do ano passado.

Conforme o presidente da CRL, nestes 18 dias, a Feira recebeu 1.260 milhão de pessoas, com uma média de 70 mil ao dia. “É um número que aproxima da média de visitação dos últimos dois anos”, comentou.

A divulgação aconteceu em coletiva de imprensa, apresentada pelo presidente Isatir Bottin Filho, pela coordenadora da Área Infantil e Juvenil e da Área Internacional Sônia Zanchetta e pela coordenadora da programação para público adulto Jussara Rodrigues, além do tesoureiro da CRL, Guiomar Beineke. “O investimento total foi de R$ 2 milhões, 500 mil de recursos próprios da CRL e R$ 1,5 milhão de recursos incentivados. Houve uma redução de 20% no custo. Tivemos uma infraestrutura menor, mas o conteúdo seguiu de qualidade. Diante da crise, conseguimos fazer melhor com menos recursos”, destacou Beineke.

Conforme Jussara Rodrigues, a programação para público adulto promoveu 230 eventos para 14.881 pessoas com 494 participantes (escritores, palestrantes, convidados e mediadores), nos espaços cedidos. “Esta foi sobretudo uma feira da informação, do feminino, da bibliodiversidade. Foi uma grande aproximação dos saberes”, analisou. Foram realizadas 620 sessões de autógrafos, com destaque para as filas mais extensas da youtuber Bel Rodrigues, de Monja Coen e da comunicadora Katia Suman.

Para o público infantil e escolar foram realizadas 587 atividades. Participaram dos encontros com autores 363 turmas de escolas de 18 municípios gaúchos e um de Santa Catarina, com um total de 9.667 alunos agendados, sem contar o público espontâneo. “Ficamos contentes com os resultados da Feira na área infantil e juvenil, pois o nosso compromisso é sempre com a formação de leitores e de mediadores de leitura. Um destaque foram as sessões de autógrafos de escolas particulares. Foram 20 sessões com intensa participação da comunidade escolar”, revelou Sônia, acrescentando que a Estação de Acessibilidade fez 15 atendimentos para pessoas cegas, 20 para surdos com intérpretes de libras, três visitas guiadas pela Feira e empréstimo de duas cadeiras de rodas manuais.

Ao todo, a Feira contou contou com 85 expositores na Área Geral, 13 na Área Infantil e Juvenil, sete na Área Internacional, totalizando 105 bancas de livros, de um total de 135 estandes. O evento teve 5.800 m² de área coberta, 9.000 m² de área total. O presidente da CRL ainda exaltou o tempo bom durante o horário de funcionamento da Feira. “Foi registrado apenas 40 minutos de chuva, fazendo desta uma das feiras com menos chuva nos últimos anos”, comemorou.

Sobre as sugestões e melhorias para a 65ª Feira do Livro, Jussara Rodrigues lembrou que é fundamental que a Praça da Alfândega tenha uma vida cultural e humanização durante todo o ano. “Foi uma delícia ver as pessoas sentadas, conversando, tomando chimarrão, comendo picolé e falando de literatura. A Praça tem muitos problemas de acessibilidade e de segurança. É uma complexidade que será pensada para o próximo ano”, revelou.

Isatir destacou que a relação e o apoio da Prefeitura de Porto Alegre foram fundamentais para a realização da Feira, bem como da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer. “Vamos tentar construir uma parceria mais sólida para 2019 até para que possamos participar do processo de humanização da Praça durante todo o ano”, finalizou.

Fonte: Correio do Povo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s