Centro Cultural Brasileiro em Frankfurt encerrará suas atividades após 20 anos de operação

Como o PublishNews já havia noticiado, o escritor brasileiro Julián Fuks está na Alemanha onde recebe nesta sexta-feira o prêmio Anna Seghers. Antes de ir para Berlim, cidade na qual acontecerá a entrega do galardão, o escritor passou por Frankfurt onde participou de uma leitura realizada pela LitProm e pelo Centro Cultural Brasileiro em Frankfurt (CCBF). Durante a sua apresentação, foi anunciado que o dia 31 de dezembro próximo marcará o fim das atividades do CCBF, que há quase 20 anos ajudava na projeção da cultura brasileira na cidade.

Por e-mail, Carlos Frederico Graf Schaffgotsch, que dirige o centro, lamentou o fim das atividades dizendo que a falta de apoio e de patrocínios para os projetos foram preponderantes para a decisão. “Não recebemos mais nenhum apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embora tendo apresentado anualmente uma lista de projetos de primeira qualidade. Os patrocinadores foram desaparecendo também, porque esse gênero de financiamento acarreta desconfiança e uma ‘escrutinização’ trabalhosa desde que tudo aparentemente suspeita a corrupção e lavagem financeira. E, em decorrência da crise moral do Brasil, também a comunidade já não quer muito aparecer e se mostrar orgulhosa da nossa cultura”, disse.

Carlos Frederico observa ainda que Frankfurt é a cidade percentualmente mais multicultural da Alemanha com 44% da população tendo raízes estrangeiras. “Grande número de nações promove sua presença cultural neste centro metropolitano. Entre eles alguns da América Latina com menos recursos que o Brasil, porém com iniciativas exemplares. Assim também foi considerada (e invejada) durante vários anos a atuação do CCBF. De quatro anos para cá porém a situação mudou”, lamentou.

Fonte: PublishNews
Foto: Reprodução/Facebook
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s